Permanente

Madson Oliveira

Design e Cultura
CarnavalDesign de ModaFigurino
Qualificação
Doutorado em Design - PUC-Rio, 2010
Currículo Lattes
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Bio
Professor Associado lotado na Escola de Belas Artes - EBA/UFRJ, atuando nos cursos: Graduação em Artes Cênicas - Indumentária e Pós-Graduação em Design-PPGD. FORMAÇÃO: Graduação em Estilismo e Moda (Universidade Federal do Ceará - UFC, 2002); Especialização no Ensino da Arte (Universidade Veiga de Almeida - UVA-Rj, 2005), Mestrado (2006) e Doutorado (2010) em Design, ambos realizados na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio. Entre 2013 e 2014 desenvolveu a pesquisa de Pós-doutorado intitulada A CRIAÇÃO DOS FIGURINOS PARA O RANCHO AMENO RESEDÁ, POR MEIO DA ANÁLISE DAS AQUARELAS REALIZADAS POR AMARO AMARAL, EM 1913, sob supervisão da profa. Dra. Maria Cristina Volpi Nacif, no PPGAV-EBA/UFRJ. Entre abril/2012 e agosto/2014 foi coordenador do curso de Artes Cênicas/UFRJ (habitações: indumentária e cenografia). A partir de outubro/2014 assumiu a Chefia do Departamento de Artes Utilitárias - BAU/EBA. Desde maio/2018 é o responsável pelo novo Departamento de Artes Teatrais - BAT/EBA. Tem interesse em pesquisas na área de Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: MODA, CARNAVAL, FIGURINO / INDUMENTÁRIA, ARTES e DESIGN

APRESENTAÇÃO 2o. Seminário de Metodologia da Pesquisa – PPGD/UFRJ

Rodrigo de Sousa Barreto

Design VisualEstudos CulturaisHistória

DEFESA MESTRADO – A reprodutibilidade museológica no legado de Sophia Jobim: Biografia cultural do mantelete da baronesa no MHN

Patrícia Araújo Ribeiro Della Torre

Design de ModaDesign VisualHistória

DEFESA MESTRADO: Os figurinos (e a moda) de Marília Carneiro para as telenovelas da Rede Globo

Valeria de Oliveira Barros

Design de ModaFigurinoHistória

Júlia Matos (Dancin’Days) e Jade EL Adib (o Clone): as protagonistas elaboradas por Marília Carneiro e a relação dos figurinos com a moda

Valeria de Oliveira Barros, Madson Oliveira

Design ContemporâneoDesign de ModaFigurino

Dissertação DOS CINZAS NASCEM AS CORES

Camila Gomes Silva

Campo do DesignDesign da CenaDesign VisualFigurinoHistória

II Colóquio Design&Memória-“Ásia como método”: um primeiro olhar sobre a Coleção Sophia Jobim

Rodrigo de Sousa Barreto, Madson Oliveira

ArtefatosCampo do DesignDesign de Moda

ARTIGO Revista A Luz em cena-A construção de um figurino carnavalesco a partir do processo criativo de Fernando Pinto

Luiz Antonio Paula e Silva, Madson Oliveira

ArtefatosCarnavalEstudos CulturaisFigurino

ARTIGO Revista A Luz em cena-Figurino reverso: Sophia Jobim, do filme aos croquis

Camila Gomes Silva

Design GráficoEstudos CulturaisFigurino

ARTIGO Revista A Luz em cena-Oficina de Adereço “CHICA CHICA BOOM DO SÉCULO XXI”, uma experiência prática

Maria do Carmo Martins Vido, Madson Oliveira

ArtefatosEstudos CulturaisFigurino

VIII BIENAL da EBA

Camila Gomes Silva

ArtefatosDesign e IlustraçãoFigurino

VIII BIENAL da EBA

Luiz Antonio Paula e Silva

ArtefatosCarnavalFigurino

DISSERTAÇÃO: Kamukuaká Contemporâneo: um estudo, sob a ótica do Design, dos figurinos carnavalescos de Fernando Pinto, no enredo “Como era verde o meu Xingu”

Luiz Antonio Paula e Silva

Artes VisuaisCarnavalDesign ContemporâneoFigurinoProcessos de Criação