Produção Bibliográfica

Um breve panorama acerca da terminologia utilizada no âmbito do desenvolvimento de identidades visuais

Andre Antonio de Souza, Madalena Grimaldi
25/11/2021

Resumo
Este artigo apresenta uma discussão, no campo do design, acerca dos principais termos empregados no desenvolvimento de identidades visuais. Em sua execução, adotou-se o seguinte procedimento metodológico: a partir de uma abordagem do conceito de terminologia, no que tange ao seu objeto de estudo e propósito maior, procurou-se determinar o sentido destas expressões de acordo com obras de referência e autores consagrados da área. Tais informações, que proporcionaram um breve panorama sobre a questão, foram então submetidas a uma análise. Concluiu-se que a legitimidade dos diferentes significados conferidos aos vocábulos, indicada pela sua inclusão nos dicionários, aponta possivelmente que os embates entre os defensores destas compreensões díspares são impertinentes. Salienta-se, desta forma, que cada profissional pode assim fazer uso dos termos com a acepção de sua preferência, sem considerar inadequada uma opinião diferente, na medida em que a terminologia, enquanto disciplina, leva em conta esta diversidade intrínseca ao desenvolvimento natural da língua.
Palavras-chave: design gráfico, marcas, identidade visual, Terminologia.

Abstract
This article presents a discussion, in the field of design knowledge, about the main terms used in the development of visual identities. In its execution, the following methodological procedure was adopted: from an approach to the concept of terminology, with regard to its object of study and greater purpose, we sought to determine the meaning of these expressions according to reference works and renowned authors in the area of graphic design. This information, which provided a brief overview of the issue, was then submitted to an analysis. It was concluded that the legitimacy of the different meanings given to the words, indicated by their inclusion in dictionaries, possibly denotes that the clashes between the defenders of these disparate understandings are impertinent. It should be noted, therefore, that each professional can use the terms with the meaning of their preference, without considering a different opinion inappropriate, as terminology, as a discipline, takes into account this diversity, intrinsic to the natural development of the language.
Keywords: graphic design, brands, visual identity, terminology.


Andre Antonio de Souza, Madalena Grimaldi
Orientação:
Madalena Grimaldi
Grupo de pesquisa:
CRIAR – Percepção Visual e Representação Projetiva
Trabalho publicado no CIDI2021 Congresso Internacional de Design da Informação