Permanente

Irene de Mendonça Peixoto

Diseño y cultura
Artes visualesDiseño de modaDiseño editorial
CV Lattes
Bio
Formada em Design pela Escola de Belas Artes da UFRJ, pós-graduada pela École Supérieure des Arts Modernes - Paris, mestre pela Escola de Comunicação da UFRJ e doutora em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRJ. Em 1979, abre o seu primeiro escritório, o Tira-linhas Studio, onde ao longo de 26 anos desenvolveu centenas de projetos gráficos, sobretudo nas áreas de Moda e Artes Visuais. Em 1992 torna-se professora no curso de Comunicação Visual da EBA/UFRJ, conciliando as atividades profissionais com o ensino do Design. Em 2006 abre o seu segundo escritório,  o Núcleo-i Designers Associados, onde continua desenvolvendo diversos projetos de cunho comercial e cultural. A partir de 2010, além da carreira acadêmica e de consultora em design, dedica-se também a projetos de pesquisa em artes visuais, Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Design da UFRJ desde 2017.