Produção Bibliográfica

O FIGURINO DE “BAIANA” DE CARMEN MIRANDA: IDENTIDADE VISUAL, CULTURA E DESIGN

Maria do Carmo Martins Vido, Madson Oliveira
02/04/2020

TRABALHO APRESENTADO 10a. SIAC 2019

Carmem Miranda é o nome artístico de Maria do Carmo Miranda da Cunha (1909 – 1955). Ela foi uma cantora e atriz, portuguesa de nascimento e brasileira de criação (e coração). Teve um início de carreira artística ainda nos anos 1920, mas foi no final da década de 1930 que ela se destacou no cenário nacional, principalmente após participar do filme “Banana da Terra (de 1939). Apresentou-se em diversas casas noturnas do Rio de Janeiro e o “Casino da Urca” foi o trampolim para sua projeção internacional. Assim, ela tornou-se um ícone da moda, a partir da excentricidade de seus figurinos e trejeitos, que a tornaram a Brazilian Bombshell. O presente trabalho tem como objeto de estudo “A identidade visual no figurino de ‘baiana’ de Carmen Miranda como síntese de parte da cultura brasileira e sua relação com o campo do design”. O objetivo principal da pesquisa é analisar a identidade visual de Carmen Miranda através de seu figurino de “baiana” como produto da Cultura Brasileira, no campo do design. Para tanto, pretendemos: a) identificar o momento na carreira de Carmen Miranda em que ela se apresenta com o figurino de “baiana”; b) descrever o figurino de “baiana” usado por Carmen Miranda a partir da música “O que é que a baiana tem?”; c) reconhecer os elementos visuais (formas, cores e simbologia) no figurino de “baiana” de Carmen Miranda que compõem a sua identidade visual; d) demonstrar como estes elementos visuais que fazem referência à identidade visual de Carmen Miranda são parte integrante da cultura brasileira; e) fundamentar a criação do figurino de “baiana” de Carmen Miranda como parte do processo de design. A metodologia do estudo é de caráter descritivo e exploratório com abordagem qualitativa, com coleta de dados por meio de entrevista semiestruturada (com o diretor do Museu Carmen Miranda e com Carmen de Carvalho Guimarães – sobrinha de Carmen Miranda). O recorte temporal estabelecido situa-se entre os anos de 1937 e 1940 e consideramos os acervos do Museu Carmen, bibliotecas, sites oficiais e periódicos (jornais e revistas O Cruzeiro, Fon Fon
e outros). Resultados esperados: discutir a importância da identidade visual de Carmen Miranda em seu figurino de “baiana” no imaginário cultural brasileiro como um produto de design, mesmo em uma época anterior à noção de design da atualidade. No decorrer da pesquisa temos nos deparado com colaboradores que influenciaram a criação dos figurinos e adereços, impactando esteticamente as escolhas de Carmem Miranda, ao longo de sua trajetória artística. Considerações preliminares e questões norteadoras: Há controvérsias quanto à criação do primeiro figurino de “baiana” de Carmen Miranda. Primeiro, se a criação deste figurino foi realizada por um único figurinista? Segundo, qual a participação da própria artista como “designer de si mesmo”? E, ainda, a produção de seus figurinos e adereços pode ser considerada “objetos de design”?


Maria do Carmo Martins Vido, Madson Oliveira
Orientação:
Madson Oliveira
Grupo de pesquisa:
LED – Laboratório de Experimentações em Design
Categorias:
Design Visual Estudos Culturais Figurino