Produção Artística

8 Ilhas Desconhecidas

Marcelo Ribeiro
08/04/2020

A proposta desse trabalho – livro de artista com Realidade Aumentada (AR) – é um desdobramento em imagens, sons e objetos de dois textos literários que têm a ilha como ponto central nas histórias. Um dos textos é “O conto da Ilha Desconhecida” escrita no final do Século XX pelo escritor José Saramago e que se refere à busca incessante de um personagem para conseguir realizar sua viagem à ilha que ele julga existir. O outro texto é Robinson Crusoe, escrito por Daniel Defoe no Século XVIII. É uma reflexão sobre o design e afetos estabelecidos por meio de fragmentos de artefatos, da experiência estética e de memórias. Além dos aspectos metafóricos evocados pelo desdobramento do signo linguístico “ilha”, como ideia de descoberta, isolamento e desafios para as personagens literárias, reconhece-se nesta palavra uma relação que nos aproxima da história da UFRJ e da Escola de Belas Artes: planejamento, construção e mudanças de território foram realizados para a formação da cidade universitária na atual Ilha do Fundão.

8 ilhas desconhecidas - Marcelo Ribeiro

Site imagem(i)materia