Produção Bibliográfica

Anielizabeth Bezerra Cruz, Ana Karla Freire de Oliveira
04/02/2022

Este artigo aborda a materialidade adotada nas obras para a exposição Os sentidos da forma – o design como ato poético, evento artístico-cultural da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no âmbito da disciplina Design, Matéria e Produto, do Programa de Pós-Graduação em Design. A obra literária de Mary Shelley, Frankenstein ou O Prometeu Moderno, foi interpretada considerando a materialidade do papel, material sensível ao tempo e mutável mediante determinadas técnicas de trabalho. O processo de desenvolvimento da série será discutido neste artigo, traduzindo-se em um estudo que envolveu a adoção de processo criativo colaborativo no design. Este estudo é parte de uma pesquisa de mestrado que permeia a arte, o design e a sua materialidade.

Palavras-chave: Materialidade do papel. Cultura material. Design e Arte.

CRUZ, Anielizabeth Bezerra; OLIVEIRA, Ana Karla Freire de. À Mary Shelley: materialidade do papel e sua importância no processo de criação das obras para a exposição Os sentidos da forma – O design como ato poético. PÓS:Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG. v. 11, n. 22, mai-ago. 2021 Disponível em < https:// doi.org/ 10.35699/2237-5864.2021.25725>

ISSN 1982-9507 – ISSN eletrônico 2238-2046

Classificação Qualis Periódicos da CAPES: A2