Produção Bibliográfica

Análise do potencial de uso e reaproveitamento de resíduos de piaçava para fins de design | 10ª SIAC UFRJ

Igor Cesar Rosa da Silva
02/04/2020

https://sistemasiac.ufrj.br/cadernoController/gerarCadernoResumo/32000000

 

 

ARTIGO: 2121

TITULO: ANÁLISE DO POTENCIAL DE USO E REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DE PIAÇAVA PARA FINS DE DESIGN

MODALIDADE DE APRESENTAÇÃO: Oral

 

RESUMO:

Esta pesquisa de mestrado tem como objetivo o estudo de possibilidades no design do ecocompósito formado por resíduos de piaçava e resina polimérica derivada do óleo de mamona. O estudo está sendo desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Design da Escola de Belas Artes e atualmente se encontra em sua fase de revisão bibliográfica. O objetivo maior desta apresentação na SIAC 2019 diz respeito à discussão de dados bibliográficos levantados em relação ao Design Sustentável, Ecocompósitos, Fibras e resinas de origem vegetal e produtos do universo do design produzidos a partir de materiais ditos menos agressores ao meio ambiente.

A metodologia do estudo consiste no levantamento de dados bibliográficos, visitas técnicas à fábricas de vassouras de piaçava e de resinas vegetais, discussão e análise das informações coletadas, experimentação em laboratórios de ensaios técnicos para caracterização do material e por fim, a proposição de uma aplicação no design de produtos a partir dos ensaios técnicos realizados com o material.

Um dos objetivos da pesquisa é propor através de tecnologia apropriada, a fabricação simples de um compósito que possa ser utilizado por comunidades que lidem com a piaçava, diminuindo assim a perda de resíduos desse material tão importante para a sobrevivência de pessoas que lidam com esta fibra vegetal.

Piaçava, piaçaba, piaçá, coqueiro-piaçaba, japeraçaba, pau-piaçaba, piaçabeira e vai tudo são alguns nomes populares de duas espécies (Attalea funifera e Leopoldinia piassaba) de palmeiras cujas fibras são atualmente utilizadas na fabricação de vassouras, artesanato e coberturas de cabanas. A Attalea funifera é uma espécie de piaçava endêmica da Bahia (fibra utilizada neste estudo) e aLeopoldinia piassaba é uma espécie endêmica do estado da Amazônia. Nesta pesquisa, a fibra de piaçava será analisada enquanto elemento de reforço em uma matriz polimérica à base de óleo de mamona, formando assim o que a literatura denomina de ecocompósito. Atualmente os ecocompósitos são materiais utilizados na fabricação de produtos mais comprometidos com um desenvolvimento sustentável, uma atividades menos agressora ao meio ambiente.

A presente pesquisa se encontra na fase de levantamento e discussão dos dados, sendo possível apresentar um panorama sobre o uso de fibras e resinas de vegetais, suas características técnicas básicas, o ecodesign e a tecnologia apropriada. Foram realizadas visitas técnicas a trés empresas que produzem vassouras de piaçava, objetivando recolher amostras e conhecer o universo de produção dos resíduos desta palmácea para assim os caracterizar enquanto matéria-prima para o design sustentável.

Como resultados esperados cita-se a obtenção de um material menos agressor ao meio ambiente com possibilidades de aplicação no universo do design industrial, em especial elementos da construção civil como telhas ecológicas e revestimentos diversos, possibilitando assim, uma produção mais sustentável de produtos.


Igor Cesar Rosa da Silva
Grupo de pesquisa:
LED – Laboratório de Experimentações em Design
Categorias:
Artefatos Design Sustentável Inovação Materiais