Dissertação

ANÁLISE GRÁFICA DAS MARCAS DOS JOGOS OLÍMPICOS

Andre Antonio de Souza
16/02/2021

A presente dissertação apresenta uma análise das transformações gráficas das marcas dos Jogos Olímpicos, enfocando suas principais características e dados do contexto histórico e sociocultural que mais contribuíram na conformação estética de cada representação.
Ao todo foram avaliados vinte e três desenhos, começando com o que foi criado para a Olimpíada de Paris em 1924 e finalizando com a marca que se almeja utilizar no retorno das competições à capital francesa em 2024, abrangendo assim, cem anos dos Jogos. Estas constituem todas as representações desenvolvidas para as Olimpíadas até a atualidade, já que nos anos anteriores a 1924, apenas cartazes eram empregados na divulgação do evento.
O trabalho se inicia com uma revisão bibliográfica fundamentada em pesquisadores que consideram as transformações estéticas destas manifestações ao longo dos anos. O principal autor consultado foi o historiador da arte Rafael Cardoso (2004 e 2006) no âmbito de suas considerações acerca da complexidade e inter-relações que definem o design.
Este conhecimento serviu de base para a etapa seguinte, a análise gráfica propriamente dita, que não se efetuou ao nível de uma cronologia, mas buscou construir uma condição de arqueologia das marcas ao resgatar a sua manifestação desde as origens do design enquanto atividade formal.
Esta avaliação estruturou-se a partir de uma série de pictogramas indicativos das peculiaridades gráficas mais relevantes dos desenhos, correlacionadas com aspectos específicos do contexto histórico e sociocultural de cada ocorrência, sem realizar, no entanto, uma consideração aprofundada destas realidades.
Considerou-se também a frequência de repetição das referidas características e uma divisão dos signos em grupos, estabelecida pelas suas similaridades e diferenças.
As informações produzidas permitiram identificar um possível ciclo de formação de novos estilos visuais nestes elementos de identidade visual, onde as influências do contexto histórico e sociocultural, em associação com outros fatores importantes, participam de um ciclo expandido, no qual uma tendência visual se estabelece e se manifesta em períodos breves ou longos, mecanismo que permite vislumbrar-se perspectivas futuras para este segmento do design gráfico.

Palavras-chave: Análise Gráfica. Marcas dos Jogos Olímpicos. Design Gráfico. Comunicação Visual.

Dissertação Completa: https://drive.google.com/file/d/1PFB5nnpLNd8N8lLMS5gz0L5JF8sUq-bh/view?usp=sharing


Andre Antonio de Souza
Orientação:
Madalena Grimaldi
Categorias:
Design Gráfico Representação Gráfica