Produção Bibliográfica
Autoria no campo do design visual: Eliminações preliminares
Thais Batista de Araujo
19/02/2021
Utilizando a teoria do campo de Bourdieu, o artigo discute a propriedade das reflexões de Foucault, Barthes e Benjamin para a discussão sobre a concepção do designer visual como autor. O estudo visa a aplicação em pesquisa sobre a produção de jovens designers do Rio de Janeiro, na virada para este século, cujos projetos são identificados como autorais.
Artigo apresentado no Colóquio Internacional de Design – edição 2020 [setembro de 2020].
Artigo completo publicado nos anais do Colóquio Internacional de Design, 2020 [link para o texto integral em PDF ao fim desta página].
Bibliografia
- AZEVEDO NETO, Joachin. A noção de autor em Barthes, Foucault e Agamben, in: Floema, Vitória da Conquista, v. 8, n. 10, p. 153-164, jan./jun. 2014
- BARTHES, Roland. A morte do autor, in: BARTHES, R. O rumor da língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
- BENJAMIN, Walter. O autor como produtor. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas I. São Paulo: Brasiliense, 1994.
- BURAWOY, Michael. O marxismo encontra Bourdieu. São Paulo: Boitempo, 2010.
- FOUCAULT, Michel. O que é um autor?. Lisboa: Vega / Passagens, 1992
- GIDDENS, Anthony; SUTTON, Philip W. Conceitos essenciais de sociologia. São Paulo: Unesp, 2017.
- JOURDAIN, Anne & NAULIN, Sidonie. A teoria de Pierre Bourdieu e seus usos sociológicos. Petrópolis (RJ): Vozes, 2011.
- LUPTON, Ellen. The designer as producer, in: HELLER, Steven (Ed.). The education of a graphic designer. Nova York: Allworth Press, 1998, pp. 159-162.
- McCARTHY, Steven. The Designer as…: Author, Producer, Activist, Entrepeneur, Curator and Collaborator: New Models for Communicating. Amsterdam: BIS Publishers, 2013. 247p.
- POYNOR, Ricky. Abaixo as regras: design gráfico e pós-modernismo. Porto Alegre: Bookman, 2010.
- QUINIOU, Yvon. Das classes à ideologia: determinismo, materialismo e emancipação no obra de Pierre Bourdieu, in: Crítica marxista, São Paulo, n. 11, p. 44-61, 2000.
- ROCK, Michael. O designer como autor, in: ARMSTRONG, Helen (org.). Teoria do design Gráfico. São Paulo: Cosac & Naify, 2015.
- VILLAS-BOAS, André. A complexidade da inserção do design visual na dinâmica da cultura. In: GRIMALDI, Madalena; PIRES, Julie (org.). Arquivos 30. Rio de Janeiro: Rio Books, 2020.
- VILLAS-BOAS, André. Design gráfico: Produção formalizada de tipo específico, in: Congresso Internacional de Pesquisa em Design (2), 2003, Rio de Janeiro. Anais… Rio de Janeiro: ANPED – Associação Nacional de Pesquisa em Design, 2003.