Produção Bibliográfica

05/04/2020

CAPÍTULO DE LIVRO
FOTOGRAFIAS COM HISTÓRIAS DE EXPERIÊNCIAS VIVIDAS E IMAGINADAS
In: 200 anos da Escola de Belas Artes.1 ed.Rio de Janeiro: Rio Books, 2019, v.1, p. 114-123.

Foto: Diego Rodas, "EBA 200 ANOS", 2014.

Os resultados dos ensaios realizados pelos estudantes estão mais para serem vistos do que lidos ou interpretados. Registros silenciosos atestam a vida na escola, com seus espaços de experimentação, troca e descoberta. Revelam ainda casos de vulnerabilidade, isolamento e abandono. Passagens de encantamento, melancolia ou esperança afirmam algumas histórias e oferecem contato com atitudes de resistência frente aos desafios encontrados pela experiência em si. Pelo parentesco da fotografia com o teatro, conforme alerta Barthes (1984), as imagens tentam reiterar a importância de continuar ponderando sobre a presença do tempo, de registros da memória ou da morte, da ordem do sentimento naquilo que nos corta, nos comove, nos toca e nos afeta. Abrem outras formas de pensar e compreender o mundo, bem como de abarcar a singularidade da finitude da vida.

Foto: Andressa Kranen, "EBA 200 ANOS, 2014.

Jofre Silva
PHADEC – Fotografia: Arte, Design e Comunicação