Produção Bibliográfica
A autoria no design experimental carioca na virada para o século 21
Thais Batista de Araujo
02/04/2020
Comunicação apresentada à X SIAC / Semana de Integração Acadêmica da UFRJ – outubro 2019
Essa apresentação se insere em minha pesquisa de mestrado em andamento cujo tema central a ser analisado é o experimentalismo no design gráfico do Rio de Janeiro dos anos 90 e início dos anos 2000. Suas singularidades dentro de um momento de mudanças e avanços tecnológicos, vistas dentro do contexto cultural e socioeconômico da época e dos profissionais envolvidos como objeto de estudo.
A pesquisa centra na produção dos designers “Elesbão & Haroldinho”, Billy Bacon, Carol Santos e Marcello Rosauro. Na dissertação estou entrevistando, levantando material imagético e registrando como foram os processos criativos de cada um deles e se existe uma influência nos designers posteriores a essa geração.
A autoria é uma questão de abordagem sensível nesta área, já que é consenso de grande parte dos teóricos do design gráfico de que a eficácia dos projetos pressupõe a “invisibilidade” do designer que os cria. Ou seja, supostamente não haveria espaço para a autoria no design pois segundo essa visão, algumas das características institucionais e mercadológicas da prática do design não se adaptam à tentativas de autoexpressão.
A apresentação discute este aspecto frente a produção que compõe o objeto da pesquisa.
Partindo de uma perspectiva histórica no campo do design, são apresentados os trabalhos que serão estudados e confrontadas posições discordantes como forma de suscitar uma reflexão que contribua para o andamento da dissertação.
Bibliografia
- ASSIS DE ANDRADE NASCIMENTO, ILDERLÂNDIO E FARIAS FRANCELINO, PEDRO. Barthes, Foucault E Bakhtin: Sobre a noção da autor(ia). Revista Língua & Literatura, v. 17, n. 29, dez. 2015.
- ROCK, MICHAEL. O designer como autor. ARMSTRONG, HELEN. Teoria de Design Gráfico, p.131. São Paulo: Cosac & Naify, 2015.
- WARDE, BEATRICE. The Crystal Goblet – Sixteen Essays on Typography. Cleveland and New York World Publishing Co, 1956.