Dissertação

Design e cultura nas escolas de samba: processo de criação de adereços de cabeças para os casais de mestres-salas e porta-bandeiras

Marcus Paulo de Oliveira
11/08/2023

Esse estudo faz parte do Programa de Pós-Graduação em Design — PPGD, na Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e se incumbe de pesquisar os adereços de cabeças do casal de mestre-sala e porta-bandeira a partir dos primórdios do carnaval carioca. Com o desenvolvimento da investigação, observamos que essa dupla nem sempre foi composta pelos gêneros masculinos e femininos, pois houve casos de pares compostos por homens e por mulheres, cujas cabeças e vestes os diferenciavam nas duplas. Ao seguir a linha de acontecimentos dos adereços de cabeças usados pelo casal, passamos analisar através das imagens, dados como: penteados, enfeites, chapéus e penas, utilizados inicialmente para apresentação da dupla e a relação com os enredos. Ao seguirmos através das imagens sobre as novas aparências do casal, trouxemos o uso de pedrarias, penas e enfeites, que passam a compor a adereçaria dos enfeites de cabeças do casal, e designs, que colocam o casal dentro de setores dos enredos. E como estudo específico sobre os adereços de cabeças dos casais, abordamos os enredos das Escolas de Samba Unidos da Tijuca e Acadêmicos da Rocinha do desfile do ano de 2020, que, respectivamente, exibiram “Onde moram os sonhos!” “A Guerreira Negra Que Dominou Os Dois Mundos”. Frente aos olhares dos dois enredos, apresentamos a ideia, os croquis, materiais usados e a construção dos adereços de cabeças inseridos nos setores e os enredos das respectivas agremiações. Ao finalizarmos essa investigação, criamos um adereço de cabeça, que reúne os enredos das Escolas de Samba Unidos da Tijuca e Acadêmicos da Rocinha. Esse adereço tem como proposta ser usado pelos gêneros masculino e feminino, ou seja, um adereço unissex. O adereço de cabeça sobre essa perspectiva, ainda, não é aceito dentro do quesito mestre-sala e porta-bandeira, todavia, estamos lançando mão de criatividade e ousadia para a construção desse adereço, estudado e estruturado para ser unissex.

Palavras-chave: Adereço Cabeça; Carnaval; Design; Escola de Samba

Marcus Paulo de Oliveira