Produção Bibliográfica

Design Thinking como Estratégia Pedagógica no Desenvolvimento de Processos Criativos

Rodrigo Ribeiro Coutinho, Madalena Grimaldi
06/09/2024

Revista EducaOnline Volume 18 – No 3 – Setembro / Dezembro de 2024
Resumo

O presente artigo é fruto de uma pesquisa realizada no programa de Pós-Graduação
em Design da UFRJ e o objetivo condutor do estudo foi verificar até que ponto a
aplicação de alternativas pedagógicas, como às práticas empregadas no método do
Design Thinking, podem ser integradas em projetos voltados para a Educação
Básica na busca ao estímulo ao pensamento criativo. Sob essa ótica foi feita uma
apreciação crítica de duas atividades desenvolvidas por um grupo de estudantes de
uma equipe de robótica dos ensinos Fundamental e Médio de uma escola privada do
Município do Rio de Janeiro. Os experimentos analisados, são Coletor Menstrual
Nasa e Lixeira Quabin, e foram escolhidos por terem como foco uma proposta
pautada numa situação-problema, visando estabelecer soluções inéditas entre os
padrões de percepção constituídos a partir do conhecimento prévio de cada pessoa.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem, Desenvolvimento Cognitivo, Design
Thinking, Criatividade.


Rodrigo Ribeiro Coutinho, Madalena Grimaldi
Grupo de pesquisa:
CRIAR – Percepção Visual e Representação Projetiva
Categorias:
Campo do Design Processos de Criação