Dissertação

DESIGN THINKING COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS CRIATIVOS: Estudo de casos de projetos de robótica.

Rodrigo Ribeiro Coutinho
20/10/2023

Resumo

O presente trabalho elaborou um breve diagnóstico sobre o ensino do Desenho no Brasil, correlacionando o processo de conhecimento a questões que envolvem a percepção, a cognição e a educação do olhar como influência direta na ampliação da criatividade. O objetivo condutor da pesquisa foi verificar até que ponto a aplicação de alternativas pedagógicas, como às práticas empregadas no método do Design Thinking, podem ser integradas em projetos voltados para a Educação Básica na busca ao estímulo ao pensamento criativo. Sob essa ótica foi feita uma apreciação crítica de duas atividades desenvolvidas por um grupo de estudantes de uma equipe de robótica dos ensinos Fundamental e Médio de uma escola privada do Município do Rio de Janeiro. Os experimentos analisados, são Coletor Menstrual Nasa e Lixeira Quabin, e foram escolhidos por terem como foco uma proposta pautada numa situação-problema, visando estabelecer soluções inéditas entre os padrões de percepção constituídos a partir do conhecimento prévio de cada pessoa.

Palavras-chave: Ensino-aprendizagem, Desenvolvimento Cognitivo, Criatividade, Design Thinking.

Dissertação completa:https://drive.google.com/file/d/1E1llLoUUubjy8qRA1mchwx6P8CQp68QS/view?usp=share_link


Rodrigo Ribeiro Coutinho
Orientação:
Madalena Grimaldi
Categorias:
Experiência e Criação Inovação Percepção Visual Representação Gráfica