Artigo apresentado no Colóquio Internacional de Design – edição 2020 [setembro de 2020].
Publicação no prelo, integrante dos anais do evento.
Partindo da teoria do campo de Pierre Bourdieu, o artigo defende uma postura crítica do designer como cidadão e profissional, inspirado por MATIAS (2014), e procura mostrar sua viabilidade, abordando também a experiência concreta do coletivo brasileiro Design Ativista, que atua principalmente por meio da internet. A inserção social do design visual é compreendida à luz da teoria da hegemonia de Antonio Gramsci, particularmente a partir das interpretações de ACANDA (2006) e WILLIAMS (2005).
Bibliografia
- ACANDA, Jorge Luís. Sociedade civil e hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 2006.
- BIERUT, Michael; et al. Textos clássicos do design gráfico. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
- BOURDIEU, Pierre. Razões práticas. Sobre a teoria da ação. Campinas (SP): Papirus, 1996.
- CHAUÍ, Marilena. Cultura e democracia. Crítica y Emancipación, (1): 53-76, junio 2008.
- CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. São Paulo: EDUSC, 1999.
- DAINOTTO, Roberto. Filosofia da práxis [verbete]. In: LIGUORI, Guido; VOZA, Pasquale (org.). Dicionário Gramsciano, 1926-1937. São Paulo: Boitempo, 2017. p. 300-303.
- DORE, Rosemary; SOUZA, Herbert Glauco de. Gramsci nunca mencionou o conceito de contra-hegemonia. Cadernos de pesquisa, São Luís, v.25, n.3, jul./set. 2018.
- FREITAS, Adenisia A. de. O Homem e a história na filosofia da práxis de Adolfo Sánchez Vázquez. In: CONGRESSO HISTÓRIA E LITERATURA: TEMPO E NARRATIVA, 19-22, 2013. Anais […]. v.1, n.1, março 2013. Disponível em: https://www.anais.ueg.br/index.php/anais_congresso/article/view/1337. Acesso em 22/07/2020.
- GUERRA, Agercicleiton Coelho; FERREIRA, Marcela Figueira. Marx e a filosofia: por uma Filosofia da Práxis. In: I JORNADA INTERNACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EM ANTONIO GRAMSCI, 23-25, 2016, Fortaleza. Anais eletrônicos […]. Fortaleza: Grupo de Estudos e Pesquisas em Antonio Gramsci, 2017. Disponível em: http://www.ggramsci.faced.ufc.br/anais-i-gt1. Acesso em: 29 jul. 2019.
- MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 2006.
- MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.
- MATIAS, Iraldo. Projeto e revolução. Florianópolis: Em Debate/UFSC, 2014.
- NOBRE, Marcos. A teoria crítica. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.
- REPP, Philip C. Reflecting on a stone. Design Issues (The MIT Press), Cambridge, v. 11, no.3.
- SOUZA, Jessé. A elite do atraso: da escravidão à Lava Jato, Leya. Rio de Janeiro: 2017.
- VILLAS-BOAS, André. A complexidade da inserção do design visual na dinâmica da cultura, in: GRIMALDI, Madalena; PIRES, Julie (org.). Arquivos 30. Rio de Janeiro: Rio Books, 2020.
- VILLAS-BOAS, André. Identidade e Cultura. Rio de Janeiro: 2AB, 2009.
- WILLIAMS, Raymond. Base e superestrutura na teoria cultural marxista. Revista USP, São Paulo, n.65, mar./maio 2005.