Dissertação

Camadas da criação nas séries ‘À Mary Shelley’ e ‘À Criatura’: materialidades e imaterialidades

Anielizabeth Bezerra Cruz
15/09/2022

Esta dissertação se constitui de dois movimentos fundamentais: 1. os processos de criação das obras visuais À Mary Shelley e À Criatura a partir de uma materialidade específica: o papel; e 2. a escrita crítico-reflexiva a respeito desses atos criadores. A poética compreendida como ato de fazer – de acordo com a proposta conceitual de Paul Valéry – é o mote propulsor da pesquisa e define o caminho investigativo – criador e reflexivo. As obras À Mary Shelley e À Criatura – consideradas tanto do ponto de vista do processo como do resultado – são propiciadoras e provocadores das indagações produzidas na e pela pesquisa. Na origem destes objetos (de arte e design) está a ação de rasgar o papel e a tentativa de compreender como, por meio desta ação, se poderia imprimir sentido a um material, à primeira vista, tão insuspeito como o papel. A pesquisa, portanto, concretiza-se através de atravessamentos entre as obras e as reflexões acerca de suas confecções, e sua escrita desenvolve-se como um dispositivo poético.

 

Dissertação - texto Dissertação - defesa

Anielizabeth Bezerra Cruz
Orientação:
Larissa Elias
Categorias:
Artes Visuais Design da Cena Processos de Criação Visualidade
Co-orientação: Madson Oliveira