Dissertação

ECOCOMPÓSITO DE RESINA VEGETAL E RESÍDUOS DE FIBRA DE PIAÇAVA: Estudos de usinagem e sensorialidade para aplicações no campo do design

Igor Cesar Rosa da Silva, Coorientação do Professor Diego de Holanda Saboya Souza
16/02/2021

RESUMO

SILVA, Igor Cesar Rosa; OLIVEIRA, Ana Karla Freire. Ecocompósito de resina vegetal e resíduos de fibra de piaçava: estudos de usinagem e sensorialidade para aplicações no campo do design. Rio de Janeiro, 2020. Dissertação (Mestrado em Design Visual) – Programa de Pós-Graduação em Design Visual, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.

Os danos ambientais causados pela ação humana têm revelado graves consequências ao ecossistema. Neste sentido, com o objetivo de preservar o meio ambiente e seus recursos naturais, os materiais compósitos reforçados com fibras vegetais apresentam vantagens que os tornam alternativas para aplicação em novos produtos de design, arquitetura e engenharia, buscando a diminuição do impacto ambiental. Esta investigação visa incentivar e propor o reaproveitamento de fibras vegetais, mais especificamente resíduos de piaçava, gerados na fabricação de vassouras, cuja proposta é sugerir como alternativa de reforço em matriz polimérica derivada de óleo de mamona, proveniente de fonte renovável. Com isso, foi realizada a confecção do material utilizando-se da moldagem por compressão, resultando em corpos de prova para fins de análise de usinagem, taticidade e visualidade. O ecocompósito produzido possui uma estética visual atrativa, assemelhando-se a algumas madeiras de lei, o que resultou em novas aplicações para projetos de design, que vão dos revestimentos, como o piso tipo assoalho e revestimento 3D para parede até a fabricação de móveis aqui propostos.


Igor Cesar Rosa da Silva, Coorientação do Professor Diego de Holanda Saboya Souza
Grupo de pesquisa:
LED – Laboratório de Experimentações em Design
Categorias:
Artefatos Design Sustentável Materiais