Produção Técnica
Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro – Criação de website institucional
Madalena Grimaldi, Hugo Borges Backx
02/01/2021
Resumo
Este artigo descreve o planejamento e implementação do website de comunicação institucional da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Esta iniciativa foi uma das ações comemorativas dos 200 anos da Instituição, pioneira no ensino das Artes na América Latina. O trabalho ocorreu de forma transdisciplinar, agregando conhecimentos de Design, Informática e Artes. Na definição do projeto gráfico buscou-se um layout que possibilitasse a navegação e pesquisa mais acessíveis e simplificadas, e em consonância com as áreas de conhecimento existentes na Escola: Artes e Design. Para melhor contextualização apresenta-se um breve histórico da Instituição, a arquitetura de informação adotada para o website, seu layout e funcionamento. As ações foram pensadas para dar melhor visibilidade e funcionalidade a complexa estrutura que compõe a Unidade, com seus 13 cursos de Graduação, dois Programas de Pós-graduação e duas Especializações.
Palavras-chave: Escola de Belas Artes; Design da Informação; Site Institucional; Design Gráfico.
Abstract
Abstract This paper describes the planning and implementation of the website of the institutional communications of the School of Fine Arts at the Federal University of Rio de Janeiro. This initiative is another of the activities celebrating the School’s 200th anniversary, a pioneer in Latin America for the teaching of Arts. The work took place in a multidisciplinary way, gathering knowledge from the areas of Design, Informatics, and Arts. In the graphic project definition, we sought a layout that would make navigation and search easier, accessible, simplified, and also aligned with the existing knowledge areas at the School: Arts and Design. To better clarification, the paper presents a brief history of the Institution, and then it exposes and outlines the information architecture adopted for the website and, finally, describes its layout and operation. Those actions gave greater visibility and functionality to the complex structure that makes up the School, with 13 undergraduate, two graduate, and two specialization courses. Keywords: School of Fine Arts, Information Design, Institutional Website and Graphic design
Keywords: School of Fine Arts, Information Design, Institutional Website and Graphic design.