Produção Bibliográfica
Escultura Anamórfica: Percepção e Design Visual
Cristiano Nogueira da Silva, Madalena Grimaldi
28/12/2022
Resumo
Este artigo é fruto de uma pesquisa realizada no Mestrado em Design oferecido pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e tem por objetivo potencializar, no campo do design, a anamorfose como veículo de comunicação que produz efeitos visuais inusitados, podendo gerar ideias e sensações de cunho reflexivo. O estudo descreve um experimento ilusório e as discrepâncias perceptuais que surgiram da interação entre observadores e a obra criada. Para fundamentar a investigação foram relacionadas questões que envolvem a percepção visual e os aspectos fisiológicos e psicológicos, tendo por base as teorias de inferência e cognição. Também se apresentam os conceitos de anamorfose bem como os procedimentos para essas intervenções, que criam condições de ilusão com base no posicionamento do observador, e sua aplicação no design. O artigo descreve o processo de criação e construção de uma escultura anamórfica, intitulada Liberdade e Servidão. O enfoque artístico desta instalação foi estruturado com o propósito de provocar um pensamento crítico reflexivo, diante da surpresa da ilusão. Para ajudar nessa percepção o nome escolhido faz alusão a algumas questões emocionais e racionais particulares de cada observador, como dominação, crença e afetividade. A pesquisa de campo foi realizada por meio de observação participante e a conduta dos passantes foi observada de forma neutra pelo pesquisador, durante o mês de junho de 2018 e registrada em detalhes, num diário de campo. Para aumentar a abrangência da coleta de dados foram produzidos um vídeo e um cartaz divulgados nas redes sociais. Como contribuições o estudo aponta que a percepção é um processo singular e abstrato que correlaciona aspectos subjetivos com a memória e desta forma, a anamorfose pode funcionar como um instrumental útil no campo do design visual, servindo como disparador de “suposições”, que desperta o interesse e a imaginação do fruidor.
Palavras-chave: Anamorfose; Escultura anamórfica; Percepção visual; Deslocamento perceptivo
Abstract
This article is the result of a research carried out in the Master in Design offered by the School of Fine Arts at the Federal University of Rio de Janeiro, aims to enhance, in the field of design, anamorphosis as a communication vehicle that produces unusual visual effects, being able to generate ideas and feelings of a reflective nature. The study describes an illusory experiment and the perceptual discrepancies that arose from the interaction between observers and the created work. To support the study, presented issues involving visual perception and physiological and psychological aspects, based on theories of inference and cognition. Also presented are the concepts of Anamorphosis as well as the procedures for these interventions, which create conditions of illusion based on the position of the observer, and their application in design. The article describes the process of creating and building an anamorphic sculpture, entitled Liberdade e Servidão. The artistic focus of this sculpture has the purpose of provoking reflective critical thinking, in the face of the surprise of the illusion. To help in this perception, the chosen name alludes to some emotional and rational issues that are particular to each observer, such as domination, belief and affectivity. The field research was carried out through participant observation and the conduct of by standers was neutrally observed by the researcher during the month of June 2018 and recorded in detail in a field diary. In order to increase the scope of data collection, we produced a video and poster and disseminated on social networks. As contributions, the study points out that perception is a singular and abstract process that correlates subjective aspects with memory and, thus, anamorphosis can function as a useful instrument in the field of visual design, serving as a trigger for “suppositions”, which awakens the interest and imagination of the user.
Keywords: Anamorphose; Anamorphic sculpture; Visual perception; Perceptual shift