Projeto de Pesquisa
Estudo e Modelagem digital 3D das esculturas de Celita Vaccani
Madalena Grimaldi
23/03/2025

Este projeto de pesquisa visa estudar, divulgar, popularizar e tornar acessível remotamente um conjunto de peças da escultora Celita Vaccani (1913-2000), que foi discípula de Rodolpho Bernardelli e teve uma intensa produção atrelada à tradição escultórica acadêmica, muito próxima à de seu mestre. Como ponto inicial, será utilizado um conjunto de quinze peças, que pertencem ao acervo do Museu D. João VI da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA/UFRJ). As obras selecionadas possuem diferentes representações, tais como bustos, esculturas em vulto e baixos-relevos, e fazem parte de um total de 58 peças inventariadas, com materialidade em gesso e metal. Elas serão estudadas, escaneadas, digitalizadas e construídas fisicamente, por meio de impressoras 3D. O modelo digital será atualizado periodicamente, agregando informações sobre a simulação de comportamentos estruturais, estado de conservação e os prováveis danos materiais das peças diante de variações das condições ambientais, com o fim de preservar, conservar e salvaguardar os dados armazenados para futuras gerações, permitindo assim a sua reconstrução. As esculturas serão visualizadas em ícones num espaço virtual a ser construído, onde será possível apreciar suas particularidades plásticas com riqueza de detalhes. Pela alternativa de serem giradas até 360 graus, mostrarão seus avessos, detalhes e pormenores em vários ângulos. Essa apreciação em toda a sua complexidade, e não apenas como uma imagem bidimensional estática representa uma concepção inovadora, pois altera a maneira como se vê um objeto artístico tridimensional em sua plenitude. O processo de elaboração e confecção será documentado em vídeo e postado nas redes sociais, proporcionando acesso à cultura e ao conhecimento sobre a técnica empregada. Os modelos 3D poderão ser empregados em atividades educativas e inclusivas, especialmente para pessoas com deficiência visual. O projeto ainda prevê dois tipos de investigação. O primeiro visa entender em que medida há valor na cópia como obra de arte, e o segundo objetiva realizar uma análise qualitativa de como os usuários se relacionam com as cópias impressas. Ambos os resultados serão divulgados em eventos científicos e/ou revistas técnicas.
Palavras-chave: Escaneamento digital; Modelagem 3D; Celita Vaccani; Inteligência artificial
Início: outubro de 2024
Equipe: Professores: Benvinda de Jesus Ferreira Ribeiro; Claudio Esperança; Clorisval Gomes Pereira Júnior; Daniel Lima Marques de Aguiar; Daniel Wyllie Lacerda Rodrigues; Doris Kosminsky; Gabriel Pereira da Silva; Marize Teixeira Malta. Estudantes: Danilo Damiani; Isabel Amaral; Nashla Rouxynol; Natan Yuuki Fujimoto; Raian Albuquerque, Rodrigo Carmo.
Abstract
This project research aims at studying, promoting and turning remotely accessible a set of sculptures by Celita Vaccani (1913-2000). She was a pupil of Rodolpho Bernardelli and she had an intense production much like her master. As the starting point for this study a set of fifteen pieces will be used. They belong to the collection of D. João VI Museum in the Fine Arts School at the Federal University of Rio de Janeiro (EBA/UFRJ). They will be scrutinized, scanned, digitized and reassembled by using 3D printers. The digital model will be updated periodically to add information on the simulation of the structural behavior and on damage in parts due to environmental conditions. The stored data will serve to preserve and safeguard for future generations thus making possible reassembling. The sculptures will be viewable through icons in virtual space allowing observers to
watch their iconographic details precisely. They will be rotatable in 360 degrees, providing a view of their reverse sides, details, and intricacies from several angles.
This comprehensive exploration, not limited to static two-dimensional images like photographs. represents an innovative conception, changing the way to observe a
3D artistic object in its fulness. The designing and the manufacturing will be documented on video and shared on social media platforms to provide access to
cultural dissemination and to the technique employed. The Project will dispose of three-dimensional models in educational and inclusive activities to particularly
serve visually-impaired users. The Project also entails two types of investigations.Firstly, to understand the extent of value in reproductions as works of art. And secondly, to collect and qualitatively analyze how users interact with the printed copies. It is intended to publish the findings in scientific events and/or technical
journals.
Keywords: Digital scanning; 3D modeling; Celita Vaccani; artificial intelligence