Produção Bibliográfica

Júlia Matos (Dancin’Days) e Jade EL Adib (o Clone): as protagonistas elaboradas por Marília Carneiro e a relação dos figurinos com a moda

Valeria de Oliveira Barros, Madson Oliveira
08/07/2024

Capa

Contracapa

APRESENTAÇÃO (Madson Oliveira)
As pesquisas acadêmicas não têm uma única forma de começar, mas todas elas prescindem de perguntas, ainda não respondidas ou mesmo revisões bibliográficas. No entanto, o catálogo aqui desenvolvido foi gerado como extrato da pesquisa de mestrado em Design, intitulada “Os figurinos (e a moda) de ‘Marília Carneiro para as telenovelas da Rede Globo”, na qual o objeto de estudo foi o trânsito promovido por Marília Carneiro, em dois subcampos do Design: o Figurino e a Moda.
Marília tem uma carreira como figurinista bastante profícua e suas personagens entraram nos lares das telespectadoras (por meio da TV), ao longo de cinco décadas, desde os anos 1970 até o final da segunda década do século XXI.
A escolha de Marília para se tornar foco dessa pesquisa tem a ver com o nosso interesse (meu, enquanto orientador e o de Valéria, enquanto pesquisadora), pois sempre fomos fãs de telenovelas e Marília aparecia quase sempre nos créditos das muitas produções televisivas nas quais participou, sendo uma profissional de vanguarda, como vemos nas páginas que se seguem.
O nosso encontro (de Valéria comigo) se deu a partir de uma live do Programa de Pós-Graduação em Design – PPGD, a qual serviu como aproximação dos interesses de ambos, meu e de Valéria.
A condução da pesquisa acadêmica, no caso de Valéria, foi sempre tranquila, por ela ter uma escuta ativa e disposta a ir em frente, mesmo com dificuldades normais, da vida acadêmica.
A ideia de criar esse catálogo surgiu como forma de homenagear a trajetória profissional de Marília Carneiro, mas também como um exercício criativo que remontou ao período de formação em Design de Valéria, associado à admiração pelos figurinos e pela moda promovidos nos trabalhos de Marília.
Viva Marília Carneiro!!!

Catálogo digital Sobre o catálogo