Dissertação

Livre-se: tornar-se livro. O livro como rastro do impalpável.

Carlos Amadeu Baptista Cidrini Filho
09/04/2020

Esta pesquisa teórico-prática investiga conceitos do pensamento criador contemporâneo por meio das relações entre o livro, tradicionalmente objeto do design, e outras expressões criadoras, como a Arte e a Filosofia. 

Em um tempo no qual é corrente a difusão da linguagem escrita, da informação e do conhecimento através dos meios digitais, o livro se desobriga de sua função enquanto suporte de informação e detentor de verdades, encontrando no meio artístico a liberdade para se transformar em “lugar” de experiência.

O livro sempre manteve um relacionamento próximo com a arte. Os livros-objeto e livros de artista são exemplos disso, mas o que neste projeto é explorado não são as classificações e nomenclaturas e sim a potencial oportunidade de proporcionar um espaço, um experimento, a fim de que cada indivíduo possa experienciar outras dimensões criativas e expressivas do livro. 

O que aqui é discutido são as teorias e reflexões que nos permitiram trabalhar nas fronteiras híbridas das diversas expressões do pensamento criador, tendo o livro como plataforma artística.

Imagens da realização do experimento em sala de aula


Carlos Amadeu Baptista Cidrini Filho
Orientação:
Irene de Mendonça Peixoto
Grupo de pesquisa:
Poéticas Comuns – Arte, Design e Mundo
Categorias:
Artes Visuais Design Editorial Processos de Criação