Produção Bibliográfica

O cão é morto – ação inacabada: visão, imagens e sons / III Seminário de Design Cênico: elementos visuais e sonoros da cena

Larissa Elias
27/05/2021

O cão é morto gravita em torno da chave strindberguiana do jogo de sonho: “o jogo de sonho é o olho do ciclone”: uma Rainha banida e enjaulada, imersa em seu giro onírico povoado por demônios e premonições. O cão é uma ação performativa, com dramaturgia textual, visual e sonora criada a partir de dois elementos textuais, Ricardo III, de William Shakespeare, e O sonho, de August Strindberg; e um elemento visual, o figurino de traços elisabetanos concebido e confeccionado pelo performer e figurinista Samuel Abrantes. A cena se organiza em torno de dois eixos principais: um temático, com foco em ideias e narrativas que discutem relações entre teatro, cultura, política e história; e outro, estético, voltado para a pesquisa de dramaturgias sonoras e visuais e de interseções entre cena e tecnologias.

Comunicação apresentada no III Seminário de Design Cênico.

Eixo temático: Tecnologias de imagem, som e espaço: contribuições poéticas e perspectivas na cena.

 

 

Vídeo-apresentação

Larissa Elias
Grupo de pesquisa:
NEPAC – Núcleo de Estudo e Pesquisa em Artes Cênicas
Categorias:
Design da Cena Práticas Performativas Visualidades da Cena
LABATOR | NEPAC | FAPERJ | EBA-UFRJ