Este trabalho foi realizado para uma exposição e diz respeito a um desdobramento da minha pesquisa que se constitui entre dois pólos: relação entre palavra/imagem, digital/analógico e entre visão e ilusão.
O trabalho foi desenvolvido buscando uma série de intervenções sobre livros antigos a partir de mídias digitais, retirando das suas páginas algumas frases que são apresentadas posteriormente em uma zona de penumbra, e lidas pelo leitor por meio de fresta criada no livro/objeto. Das dicotomias entre leitura/olhar, plano bidimensional (página) / tridimensional (anáglifo), livro/e-book e palavra/imagem surgiram evidências que eram necessárias ao desenvolvimento deste estudo, para criar intervenções tendo por base uma publicação, de 1945 (Edições Dois Mundos), de João Gaspar Simões: “Eça de Queiroz: o Homem e o Artista”.
A partir do traço/risco sobre o nome de Eça de Queiroz, visando um sutil apagamento do famoso escritor, surgiu então a ideia de “enxertar” outros ruídos.
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