Produção Bibliográfica

Plataformas digitais: Uma análise didático pedagógica para a seleção de materiais no design | 10ª SIAC UFRJ

Thiago Barboza Crespo
02/04/2020

https://sistemasiac.ufrj.br/cadernoController/gerarCadernoResumo/32000000

 

ARTIGO: 2133
TITULO: PLATAFORMAS DIGITAIS: UMA ANÁLISE DIDÁTICO PEDAGÓGICA PARA A SELEÇÃO DE MATERIAIS NO DESIGN.

MODALIDADE DE APRESENTAÇÃO: Oral

 

RESUMO:

O presente resumo apresenta o levantamento e análise de revisão bibliográfica de uma dissertação de Mestrado no Programa de Pós- Graduação em Design Visual da Escolade Belas Artes. O tema engloba o estudo e análise de plataformas digitais como ferramentas didático- pedagógicas para a seleção de materiais no design, em especial nas disciplinas de Projeto. A motivação inicial para o estudo originou-se a partir da constatação de dificuldades enfrentadas pelos designers diante da etapa metodológica de seleção de materiais na disciplina de projeto. O crescente surgimento de novos materiais e processos de fabricação impulsiona a necessidade constante de atualização dos designers, tornando a tarefa de selecionar um material e um processo de produção algo complexo, diante de tantas opções no campo dos materiais e dos processos de produção. Para auxiliar os designers nesta fase, existem a sua disposição; livros, fichas técnicas de fabricantes, catálogos e sites com funções de bases de dados digitais sobre os materiais e processos de fabricação. Dentre essas fontes de pesquisa, foram escolhidos para serem analisados nessa pesquisa, as plataformas digitais, ou seja, base de dados digitais em sua maioria gratuitas, nacionais e internacionais. Os critérios para análise das plataformas consideraram a abordagem pedagógica, com relevante quantidade de materiais descritos (acima de 50 materiais), a ergonomia de interface, o método de seleção, os dados sobre processos de fabricação e o modo de exposição e guarda dos resultados da pesquisa. Sendo, portanto averiguadas as plataformas LdSM, Matéria Brasil, MateriaNL e MatWeb, por serem gratuitas e com quantidade razoável de materiais e processos.

O objetivo do estudo é caracterizar e compreender o funcionamento das bases de dados digitais sob o ponto de vista do designer enquanto usuário; fornecer um parecer sugerindo possíveis melhorias sobre a variedade de resultados de pesquisa obtidos a partir dos sites, além de avaliar sob o ponto de vista didático-pedagógico a interface, a forma de exposição dos conteúdos e a possibilidade de aplicação dessas bases de dados em disciplinas de Projeto.

A metodologia aplicada à seleção de materiais se baseia na literatura de Michael Ashby e Kara Johnson (2011) no quais abordam métodos de seleção de materiais orientados para designers. A análise das plataformas digitais também se deu diretamente com os alunos da disciplina de Projeto IV do 6o período do curso de Design de Produto, sendo esta parte da pesquisa a ser desdobrada futuramente na defesa da dissertação em outubro de 2020. Para este primeiro momento, serão apresentadas as informações sobre a literatura da área e as análises de usabilidade das plataformas citadas, a partir dos pontos de vista dos alunos e do pesquisador, tendo em consideração os fatores já citados anteriormente.


Thiago Barboza Crespo
Grupo de pesquisa:
LED – Laboratório de Experimentações em Design
Categorias:
Arquitetura da Informação Inovação Materiais Processos de Criação Visualidade