Produção Bibliográfica

Processo criativo em Design: Uma reflexão sobre a aplicação da mimética como auxílio no desenvolvimento de produtos e serviços inovadores

Madalena Grimaldi
28/12/2022

Resumo

Esse estudo discorre sobre a relação entre o conceito de mímesis e processo criativo aplicado ao Design. Na Antiguidade, o método da imitação seja de gestos, palavras ou imagens, era visto como uma forma de aprender e reproduzir uma representação da realidade. Pautado neste princípio, analisou-se a abordagem mimética aplicada na formação do Design, não como simples método de cópia, mas sim, como um instrumental para apreender a destreza do desenhar, assessorar na reflexão de ideias e gerar um banco de imagens na memória, que podem servir como um arcabouço de referências. Consideramos que ela deve ser empregada nas fases de idealização, comunicação e produção, de modo a auxiliar na organização do pensamento e na capacidade de realizar associações fabulativas e consequentemente melhorar o desempenho no processo de criação, gerando soluções inovadoras em produtos e serviços. A abordagem da mimética no processo criativo do Design é refletida no âmbito de dois semestres letivos da disciplina de Projeto de Produto, um dos pilares dos cursos de Design Industrial nas universidades.

Palavras-chave: Mímesis, Design e Criatividade, Processo de Design

Abstract

This study discusses the relationship between the concept of mimesis and the creative process applied to Design. In Antiquity, the method of imitation, whether of gestures, words or images, was seen as a way of learning and reproducing a representation of reality. Based on this principle, analyzed the mimetic approach applied in the formation of Design. Not as a simple copying method, but as an instrument to learn the drawing ability, assist in the reflection of ideas and generate an image bank in memory, which can serve as a reference framework. We believe that it should be used in the phases of idealization, communication, and production, to advise in the organization of thought and the ability to make associations between ideas and consequently improve the performance in the creation process, generating innovative solutions in products and services. In the scope of two academic semesters of the Product Design discipline, one of the pillars of Industrial Design courses at universities, this work reflected the mimetic approach in the creative process of the design.

Keywords: Mimesis, Design and Creativity, Design Process


Madalena Grimaldi
Grupo de pesquisa:
CRIAR – Percepção Visual e Representação Projetiva
Categorias:
Artes Visuais Design e Ilustração Experiência e Criação Percepção Visual