Produção Bibliográfica
Processo de criação de websites institucionais para os cursos de graduação da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Madalena Grimaldi, Thales Valoura
25/11/2021

Resumo
Este artigo descreve o planejamento e processo de criação de websites institucionais para os 13 cursos de Graduação da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Esta iniciativa faz parte das ações comemorativas dos 204 anos da Instituição, pioneira no ensino das Artes e Design na América Latina. O trabalho ocorreu de forma transdisciplinar, agregando conhecimentos de Design, Artes e Informática. O site do Curso de Desenho Industrial com habilitação em Projeto de Produto é tomado como exemplo para descrever a metodologia adotada, bem como os resultados gráficos e de interface obtidos. Para definição do projeto buscou-se um layout que possibilitasse a navegação e pesquisa de forma acessível e simplificada, em consonância com os pontos de interesse para sites com perfil acadêmico-institucional. Para melhor contextualização do conteúdo trabalhado, apresenta-se uma breve introdução ao design da informação em interfaces digitais, um histórico da Escola de Belas Artes e sua importância no ensino das artes e design, e em seguida apresenta-se a arquitetura da informação empregada para os websites, seus respectivos layouts e funcionamento. Esta ação foi pensada visando proporcionar maior visibilidade e funcionalidade à complexa estrutura que compõe a Unidade e possui previsão de implementação para o primeiro semestre de 2021. A diagramação e o arcabouço aqui apresentados, foram adotados para os demais cursos da Unidade, sendo o projeto gráfico recebido com entusiasmo por parte do público-alvo. Acredita-se que este artigo contribui para estudos de interfaces gráficas que conectam os usuários aos dados e informações, disponibilizando conhecimentos sobre a estrutura e concepção de uma página na Web por meio de um processo de criação de design colaborativo e transdisciplinar.
Palavras-chave: site institucional, design gráfico, design da informação, Escola de Belas Artes.
Abstract
This article describes the planning and creation process of the institutional websites for the 13 Undergraduate courses of the School of Fine Arts at the Federal University of Rio de Janeiro. This initiative is another of the actions commemorating the 204th anniversary of the institution, a pioneer in the instruction of the Arts in Latin America. The work took place in a transdisciplinary way, adding knowledge of Design, Arts and Informatics. The Industrial Design Course website is taken as an example to describe the methodology adopted, as well as the graphic and interface results obtained. In the definition of the graphic project, we sought a layout that would make navigation and research more accessible and simplified, in line with the points of interest for sites with an academic-institutional profile. For a better contextualization of the content worked on, is present a brief introduction to information design on digital interfaces, a history of the Institution, and its importance in teaching arts and design, and then it exposes and outlines the information architecture adopted for the website and, finally, describes the layout and its operation. The actions allowed greater visibility and functionality to the complex structure that makes up the Unit and it is expected to be implemented in the first half of 2021. The layout and graphic model will be adopted for the other courses of the Unit, being the graphic project enthusiastically received by the target audience. It is believed that this article contributes to making available how to structure a web page design and which are the steps to be followed.
Keywords: institutional website, graphic design, information design, School of Fine Arts.