Produção Artística
SPERAT INFESTIS: Teatro, Sonho e Política em Strindberg
Larissa Elias, Vanessa Teixeira de Oliveira
15/09/2020
O evento de extensão SPERAT INFESTIS: Teatro, Sonho e Política em Strindberg, organizado pelas professoras Larissa Elias (UFRJ) e Vanessa Teixeira de Oliveira (UNIRIO), aconteceu em novembro de 2018 no Palcão e nos Jardins da Escola de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO.
O evento foi realizado como parte do Projeto Strindberg – os segredos da tribo, que visa a montagem de um espetáculo-instalação e a produção de outros materiais expositivos, performativos e textuais.
O projeto parte da obra dramatúrgica e pictórica do sueco August Strindberg (1849-1912). É desenvolvido pelo LABATOR – Laboratório de Processos do Ator e da Cena da EBA/UFRJ, por meio do intercâmbio interinstitucional entre a UFRJ e a UNIRIO, e foi contemplado pelo Edital FAPERJ 2016 de Apoio à Produção e Divulgação das Artes.
SPERAT INFESTIS propôs uma aproximação ao universo poético e imagético de Strindberg a partir da peça teatral “O sonho”, de 1901, e das peças de câmara: “Tempestade”, “A casa queimada”, “Sonata dos espectros”, “O pelicano” e “Ilha dos mortos”, todas de 1907.
No evento foram apresentados vídeos, performances, instalações, projetos de design de figurinos, leituras de textos, e conferências.
O principal objetivo do EVENTO foi apresentar para a comunidade, especialmente estudantes e professores do campo das artes, as etapas e os desdobramentos das pesquisas empreendidas e que seguem em processo para a montagem do espetáculo-instalação. O EVENTO também objetivou promover uma discussão ampla sobre a obra do artista e suas relações com a sociedade atual, nos âmbitos estético, social, político e cultural.
O Projeto Strindberg envolve a experimentação e a reflexão sobre: espaço, dramaturgias, elementos visuais e sonoros da cena, interseções teatro-cinema-artes visuais, tecnologia na cena, e performatividade.
Outro eixo importante da pesquisa diz respeito a pensar a teatralidade fora do teatro, nas suas relações com as outras artes, a técnica, e também com a história, a política, a economia e a cultura.
Participaram do EVENTO, na organização e nas ações criadoras, artistas-docentes, estudantes de iniciação científica, artística e cultural e técnicos administrativos: Larissa Elias e Vanessa Teixeira de Oliveira (artistas-docentes organizadoras e criadoras), Beatriz Gonçalves, Eric Fuly, Lenes Alves, Lívia Charret, Priscila Santos e Ricardo Junior (estudantes organizadores e criadores); Miramar e Sabrina Paraíso (artistas organizadoras e criadoras); Gloria Regina (técnica administrativa e produtora). Participaram como convidados: a historiadora Anita Almeida; e os artistas Samuel Abrantes, Regina Gutman, Sérgio Almeida, Susana Fuentes, Luma Wyzykowska e Arthur Manhães. No design do material gráfico Natália Quinderé.
programa do evento Sperat Infestis
performance "Derivações d'o pelicano 1" | performers Ana Miramar e Sabrina Paraíso | visualidade Eric Fuly, Lenes Alves, Lívia Charret, Ricardo Junior | orientação Larissa Elias
projeto de design de figurino para "Tempestade" de Strindberg | design Lenes Alves | orientação Larissa Elias
performance "Próspero" | performer e designer de figurino Samuel Abrantes | direção Larissa Elias
performance "Próspero" | performer e designer de figurino Samuel Abrantes | direção Larissa Elias
instalação sonoro-visual "Jogo de sonho" | criação Eric Fuly, Larissa Elias, Miramar, Vanessa Teixeira de Oliveira