Dissertação
DISSERTAÇÃO O tecido-avental de Sophia Jobim: arte, técnica, memória e design
Raquel Oliveira de Azevedo
25/07/2022
Elementos visuais
A trajetória profissional de Sophia Jobim (1904-1968) vem sendo investigada desde 2015
numa pesquisa intitulada de “Memórias do Curso de Artes Cênicas”, a partir do legado
dela doado ao Museu Histórico Nacional – MHN, coordenada pelos professores Madson
Oliveira e Maria Cristina Volpi, ambos docentes do curso de graduação Artes Cênicas –
Indumentária, na Escola de Belas Artes – EBA/UFRJ. A presente dissertação nasceu
dessa pesquisa de caráter histórico e é focada num recorte de tecido, desenvolvido e
assinado por Sophia Jobim, a fundadora do curso de Indumentária, na antiga Escola
Nacional de Belas Artes, em 1949. O referido tecido foi adquirido em leilão online, sem
informações de sua procedência, mas com a indicação de quem havia projetado. Esse
artefato se transformou em objeto de análise visual por ser uma peça gráfica, que traz o
esquema de modelagem distribuído e estampado em toda a extensão do tecido (itens que
compõem um avental com lenço de cabeça) de temática baiana. Nossa pesquisa se apoia
nos saberes e prazeres de Sophia Jobim que possuem ligação com os ofícios sintetizados
no tecido-avental: a modelagem / o corte e costura; os trajes históricos e a culinária. Para
tanto, a pesquisa tem uma parte que se ocupa de fatos históricos para contextualização
sobre a peça e sua autora, enquanto a outra está mais ligada à análise dos elementos
visuais, considerando a simbologia, as formas, as cores e os desenhos contidos no
esquema de modelagem.