Dissertação

Maria do Carmo Martins Vido
07/02/2021

DISSERTAÇÃO – Maria do Carmo Martins Vido – VERSÃO FINAL

Nosso estudo faz parte do Programa de Pós-Graduação em Design – PPGD, na Escola de Belas Artes (EBA), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e se encarrega de investigar como se deu a construção do “figurino-baiana” de Carmen Miranda, por meio da colaboração de amigos da cantora e com a participação ativa da própria artista. Nesta pesquisa, buscamos entender as relações entre as referências que levaram à criação da performance de Carmen Miranda, tendo como ponto de virada para sua carreira artística o filme “Banana da Terra”, especialmente quando ela interpretou a música “O que é que a baiana tem?”, filmado em 1938 e veiculado em 1939. Descobrimos algumas referências que possivelmente influenciaram as escolhas estéticas nesse momento histórico, que impactou e determinou a trajetória internacional da artista, transformando-a num mito, que lhe rendeu apelidos com “A pequena notável” e “Brazilian Bombshell”. Nosso objetivo é analisar a identidade visual de Carmen Miranda através de seu figurino de “baiana” e relacioná-lo com elementos da Cultura Brasileira, tendo por base o campo do design.

Maria do Carmo Martins Vido
Orientação: